CENÁRIO CANGAÇO PUNK, VENHA CONHECÊ-LO!

INTRODUÇÃO

Em pleno Século XXI, metade do mundo caiu em desgraça após eventos catastróficos que culminaram em um apocalipse.

Os países do hemisfério norte (sempre eles!), onde ficavam os mais ricos, foram os primeiros a sucumbir e hoje estão inabitáveis. O restante do mundo regrediu tecnologicamente como reflexo do caos, tornando-se um gigantesco deserto desprovido de recursos e ameaçado por calamidades ambientais, doenças e fome.

Nosso cenário nos remete ao que sobrou de parte do Brasil, em uma realidade onde a luta pela sobrevivência não segue regra alguma e recompensa qualquer ato, antes imoral ou criminoso, mas agora justificável, em troca de água e combustível.

Fanáticos, gangues, miseráveis – e até canibais, mutantes (e zumbis!) – rondam pela Terra Devastada em busca de qualquer coisa para suprir suas necessidades básicas e manter alerta seu instinto de defesa.

Os resquícios de civilização ainda resistentes são desprovidos de governantes (legítimos), leis e instituições que já eram imperfeitas e deficientes no passado, e agora confrontam a realidade dos instintos mais primitivos da humanidade: crueldade, individualismo e selvageria.


__________ O QUE SOBROU? __________


O Sertão era quente e desesperador desde a “pré-era” e nunca foi um dos melhores lugares para se viver, tendo como obstáculos naturais o clima semiárido, os períodos de estiagem, a vegetação rasteira e o solo infértil. Ainda assim, ali se desenvolvia, com muito esforço, a pecuária e a agricultura de subsistência.

Muito embora esporádicas políticas públicas tentaram melhorar a economia para o povo, inclusive o desenvolvimento de uma floresta em uma pequena parte da caatinga (“Projeto Mata Atlântica”, diziam!), uma hecatombe promovida pelas grandes potências fez o mundo enlouquecer, regredir e transformar as boas ideias em poeira.

A região um dia mais pobre e sem nenhum interesse estratégico no Brasil é hoje o único (e possivelmente último) reduto de vida no mundo pós-apocalíptico, também conhecido como Terra Devastada.

Aqui é apresentado um conjunto de teorias sobre o “fim do mundo”, para ser utilizado no seu jogo. As causas, consequências e nações aqui citadas podem não ser exatamente essas, então cabe aos jogadores usarem sua imaginação para melhor defini-las, optando por aproveitar no todo ou em parte os fatos a seguir, que se enquadram (ou não) numa certa ordem cronológica:

MUNDO EM DECADÊNCIA

A Era Contemporânea tinha como maior potência do pós-guerra a Eurásia, uma mega-república socialista com território no norte da Europa e da Ásia com moderada abertura de mercado.

O “bug do milênio” ocorreu e resultou na desestabilização da economia global e aumento do caos social. Bancos, empresas e fundos monetários foram à falência, inúmeros governos foram derrubados e instituições internacionais perderam força ou foram extintas, como o caso da Organização das Nações Unidas.

DESASTRE NATURAL

Um meteoro rumo ao planeta forçou a execução de uma missão espacial conjunta, que conseguiu destruí-lo parcialmente, mas com seus fragmentos danificando a lua e caindo na Groenlândia, fazendo com que a Costa Leste da Norteamérica, Ilha dos Reinos Independentes, Escandinávia e Península Ibérica fossem atingidas por tsunamis inesperados, além de propiciar um verdadeiro caos climático com efeitos severos em todo o planeta.

Em decorrência do descontrole das marés, as forças da natureza foram mais impactantes, inclusive em locais antes inimagináveis na história do planeta, a exemplo de furacões e terremotos no Braso.

O hemisfério norte foi afetado com o gradual derretimento do polo norte, ocasionando inundações nas grandes metrópoles, tornando várias regiões quase inabitáveis e causando redução drástica de seus recursos naturais, o que fez ressurgir atos imperialistas, principalmente orquestrados pela Eurásia, que passou a tomar territórios na África e Oriente Médio.

Em termos mundiais, o caos climático afetou a agricultura e a indústria, ocasionou escassez de alimentos e matérias-primas básicas, e uma consequente crise de saúde pública.

Promissoras nações ganharam força:

  • Dinaschina se torna referência na Ásia após Oceania, Império do Sol e Costa Oeste da Norteamérica sucumbirem a poderosos maremotos e terremotos;
  • Téxico toma toda a região sul da Norteamérica; e 
  • Braso, apesar do modesto crescimento, passa por uma guerra civil que culmina na independência da região sul, que anexa os países argênteos, formando os Estados Unidos da Sulamérica, e o restante do país passa a ser conhecido apenas como Nova República do Braso;

 Outras não:

  • Franco-Germânia, quem diria, após inimigos nas duas grandes guerras, se uniram, mas sem o status de superioridade de outrora, uma vez que o euro, moeda continental um dia predominante, foi extinta – já enfraquecida desde o Brexit – e, consequentemente, a arrogância nacionalista dos europeus foi esfacelada. A maioria de suas populações passou a ser formada por imigrantes da África e do Oriente Médio, refugiados da expansão eurasiana; e
  • Oriente Médio, próximo de esgotar seus poços de petróleo, teve sua parte norte sucumbindo à expansão eurasiana. O resto da região travou inúmeras guerras internas entre etnias e povos diversos, predominantemente mulçumanos, cada qual lutando por seu autointitulado território. Algumas curtas alianças foram suficientes para viabilizar uma invasão à Judeia, logo após perder o apoio da Norteamérica, que teve seu território pulverizado e transformado em ruínas.

IN”F/V”ERNO NUCLEAR 

A Eurásia, com seu poder ameaçado e diversas guerras internas e mundo afora, aplicou a política do medo e, com arsenal militar superior, iniciou uma onda de ataques atômicos e químicos contra aqueles que não se alinharam à sua chamada “política social mundial”.

Dinaschina, Téxico e, mesmo em crise aguda, Nova República do Braso e Franco-Germânia foram os alvos prioritários, porém, por também possuírem seus arsenais nucleares, revidaram.

Com o início da Terceira Guerra Mundial, a vitória final foi da prepotência humana e, em pouco tempo, metade das grandes metrópoles (não inundadas) do mundo sofreram ataques atômicos e químicos, o que formou aerossóis na camada de ozônio que tornaram o planeta cinza e mais frio por anos.

Posteriormente, o planeta sofreu com raios ultravioletas potencializados e regiões ficaram inabitáveis, infestadas com ar venenoso, o que também causou mutações em animais e humanos.

ALIENÍGENAS, VÍRUS MORTAL E ZUMBIS

A velha e tradicional invasão alienígena em busca de nossos recursos naturais que destruiu o planeta e deixou a Terra Devastada? Funciona! Ou o mais velho e tradicional ainda vírus infectocontagioso mortal que quase dizimou toda população mundial ou fez com que os mortos se levantassem e caminhassem? Funciona também!

Comentários