MELHORES FILMES PÓS-APOCALÍPTICOS

O tema pós-apocalipse, a exemplo deste RPG, é rico e amplamente explorado em jogos, livros e, claro, em filmes. Como bem retratado em uma das fontes para este artigo: “Desde a gênese da ficção cientifica, escritores lendários, como Wells, Isaac Asimov e Jules Verne já falavam sobre o nosso mundo ser ameaçado por elementos físicos, paranormais e nucleares”.

E neste ponto que há tanta atração da curiosidade humana sobre como seria o mundo se ocorresse um evento apocalíptico e seu desdobramento (pós). Por isso, em pesquisa na rede, encontrei os três sites mais visitados sobre melhores filmes do gênero e reporto os títulos citados ao menos duas vezes em cada lista. Abaixo estão os links pesquisados: 




Ressalto que alguns filmes oriundos de grandes franquias têm sua versão original, remake, continuação ou trilogia, e foram citados apenas um dos seus títulos como melhor. Foram os casos de Exterminador do Futuro (citado uma vez cada, o “1” e o “2”), Mad Max (citado duas vezes o “2” e uma vez “Estrada da Fúria”) e Planeta dos Macacos (citado duas vezes o “Original”, de 1968, e uma vez “O Confronto”).

Os filmes unânimes, citados nos três sites e independente do título, foram:

12 MACACOS


É perturbador e extremamente divertido. O longa acompanha James Cole (Bruce Willis), um prisioneiro do ano de 2035, que troca sua liberdade por uma missão nada convencional: voltar no tempo e evitar a propagação de um vírus que devastou a maioria da população da terra (os sobreviventes são obrigados a morar no subterrâneo). Ele retorna no ano de 1990, seis anos antes do início da praga, e é logo internado num manicômio. Terry Gilliam sabe como construir um mundo perturbado e decadente (basta assistir ao recente O Teorema Zero) e faz isso como ninguém. 

A ESTRADA

 

Indicado ao Leão de Ouro, o filme é baseado na obra de Cormac McCarthy e mostra a luta do personagem de Viggo Mortensen para sobreviver em um mundo pós-apocalíptico. O filme é um grande mistério e nunca revela o que realmente levou a inesperada destruição do planeta.

FILHOS DA ESPERANÇA


É um dos filmes mais impactantes do século XXI. Dirigido pelo ganhador do Oscar Alfonso Cuarón, o longa mostra um mundo em decadência, 18 anos após o nascimento do último ser humano da Terra. Por ser tão bem contextualizado em relação ao panorama sócio-político que encontramos atualmente, apesar de apenas dar pinceladas em relação ao pano de fundo que levou a sociedade a essa situação, Filhos da Esperança assusta e comove e merece ser visto mais de uma vez.

Os filmes citados, ao menos em dois sites e independente do título, foram:

MAD MAX 2*


Sem dúvida, é o filme que me inspirou na elaboração do Cangaço Punk, a continuação do original Mad Max após o mundo em decadência finalmente sucumbir. O veterano Max (Mel Gibson) e seu V8 se deparam com uma cidadela fortificada extratora de petróleo encurralada e arduamente massacrada por uma gangue-de-máquinas liderada pelo tirano Lorde Humungus. A missão é ajudar a pequena, mas resistente comunidade, em troca de alguns litros de combustível. Max tem uma ideia genial para vencer (e certamente inspiradora da máquina de guerra do atual remake Estrada da Fúria). Particularmente, Mad Max 2 é o meu favorito da franquia de George Miller.


PLANETA DOS MACACOS ORIGINAL, DE 1968*

DR. FANTÁSTICO

EXTERMÍNIO

EU SOU A LENDA

MATRIX ORIGINAL, DE 1999

WALL-E

* três citações se considerar a franquia.

Cenário de RPG, RPG Brasileiro, RPG Pós Apocalíptico, RPG Inverno Nucelar, RPG Cangaço, RPG Punk

Comentários